.

.

Aquí, se relatan algunos de los experimentos de CT1BAT que lo poco que sabe recibió de otros y cuyo valor radica en la capacidad de mejorarlo y compartirlo. *** Ici, certaines des expériences de CT1BAT sont rapportées que le peu qu'il sait a reçu des autres et dont la valeur réside dans la capacité à l'améliorer et à le partager. *** Here, some of the CT1BAT experiments are reported that the little he knows received from others and whose value lies in the ability to improve and share it.

my QSL card

my QSL card

.


Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Todos os projetos, aqui descritos, foram testados por CT1BAT conforme se mostra.

Sistemas de terra (antenas, mastros, equipamentos)

O sistema de terra da estação (entenda-se mastros, antenas e rádios) é dos aspectos mais importantes em termos de segurança.
Não descure este aspecto, no cumprimento da legislação e no seu próprio interesse. Dela depende a sua segurança e dos seus equipamentos.
Procure informação junto dos colegas mais experimentados e/ou na Web.
Não precisa de ser nenhum expert nem ter aparelhos de medida caros. Basta um pouco de vontade, buscar algum conhecimento e dispor-se a "pôr as mãos na massa".
Instalar um sistema de terra/aterramento ou mesmo construir uma terra artificial não é tarefa difícil.
Não esqueça que deverá ter circuitos independentes para cada um dos equipamentos.
Há muita informação na Internet. Recomendo, pela sua valia técnica os artigos publicados por Adinei - PY2ADN e, no tocante ao aterramento em http://logicamaxtec.webnode.com.br/aterramento-/.


Para quem não tem condições de criar um sistema de terra (mora num apartamento, p.ex.) é recomendável uma "terra artificial" sugerindo-se, pela sua simplicidade de construção, o equipamento projetado por GD4EIP cujo custo e feitura está ao alcance de qualquer radioamador.
Leia as dicas de quem já fez. http://py2nfe.com/sintonizador.html.











O sistema de aterramento das antenas e de ligação à estação CT1BAT.



Cada um dos supressores (lightning arrestor) destinado à protecção contra descargas atmosféricas, está montado no exterior, ligado a uma terra especifica/individualizada, intercalado entre a antena e o cabo que liga ao equipamento e a sua função é cortar a ligação e "despachar" a carga para a terra, o que ocorre em 100 nanosegundos ao detectar uma carga de 45Volts.






Protejam-se!