O sistema de terra da estação (entenda-se mastros, antenas e rádios) é dos aspectos mais importantes em termos de segurança.
Não descure este aspecto, no cumprimento da legislação e no seu próprio interesse. Dela depende a sua segurança e dos seus equipamentos.
Procure informação junto dos colegas mais experimentados e/ou na Web.
Não precisa de ser nenhum expert nem ter aparelhos de medida caros. Basta um pouco de vontade, buscar algum conhecimento e dispor-se a "pôr as mãos na massa".
Instalar um sistema de terra/aterramento ou mesmo construir uma terra artificial não é tarefa difícil.
Não esqueça que deverá ter circuitos independentes para cada um dos equipamentos.
Há muita informação na Internet. Recomendo, pela sua valia técnica os artigos publicados por Adinei - PY2ADN e, no tocante ao aterramento em http://logicamaxtec.webnode.com.br/aterramento-/.
Para quem não tem condições de criar um sistema de terra (mora num apartamento, p.ex.) é recomendável uma "terra artificial" sugerindo-se, pela sua simplicidade de construção, o equipamento projetado por GD4EIP cujo custo e feitura está ao alcance de qualquer radioamador.
Leia as dicas de quem já fez. http://py2nfe.com/sintonizador.html.
O sistema de aterramento das antenas e de ligação à estação CT1BAT.
Cada um dos supressores (lightning arrestor) destinado à protecção contra descargas atmosféricas, está montado no exterior, ligado a uma terra especifica/individualizada, intercalado entre a antena e o cabo que liga ao equipamento e a sua função é cortar a ligação e "despachar" a carga para a terra, o que ocorre em 100 nanosegundos ao detectar uma carga de 45Volts.
Protejam-se!