.

.

Aquí, se relatan algunos de los experimentos de CT1BAT que lo poco que sabe recibió de otros y cuyo valor radica en la capacidad de mejorarlo y compartirlo. *** Ici, certaines des expériences de CT1BAT sont rapportées que le peu qu'il sait a reçu des autres et dont la valeur réside dans la capacité à l'améliorer et à le partager. *** Here, some of the CT1BAT experiments are reported that the little he knows received from others and whose value lies in the ability to improve and share it.

my QSL card

my QSL card

.


Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Todos os projetos, aqui descritos, foram testados por CT1BAT conforme se mostra.

Nova Loop Magnética

Cinco anos depois da construção da antena Loop Magnética para levar para o campo, de uns quantos testes (porque, aqui, experimenta-se, eh eh) e com a chegada do "menino" mais novo (o YAESU FT-818ND) senti necessidade de uma antena para as minhas principais bandas de DX em QRP (80M, 60M, 40M, 20M e 17M).
Como sabem, não uso sintonizadores de antena, trabalho com antenas ressonantes porque, principalmente, quando se trabalha com pequenas potências (QRP) todos os DB's contam e a inserção do sintonizador, ou outros, resulta em perdas na emissão.
Como o meu sistema de tracção já não aguenta certos pisos (só posso andar "por bons caminhos"!) o volume ou o peso não são determinantes, vai na viatura. Importante, sim, é a rapidez a pôr a funcionar à beira de qualquer caminho.

Material
Então, a nova MAGLOOP, consta de:
275cm de cabo coaxial Heliax (aro grande);
56cm do mesmo cabo (aro pequeno);
1 PL de chassis;
15cm de tubo ou cantoneira em plástico;
2 pontas de fio 10cm cada e
1 condensador-variável (CV) de 350uF
e, o mais importante, "vontade" de meter as mãos na massa!

Aviso, desde já, para aqueles que não têm aquela habilidade a que chamam "tempo", que a dita está à venda, p.ex. na Wimo, por 545€+portes. Mas, não é a mesma coisa! Claro que não, esta é FMF (Fake Mas Funciona!) e o custo fica por duas ou três dezenas de Euros ou menos. Espreitem a vossa sucata.

Construção



Em cada um dos lados do cabo de 275cm retire 1cm do plástico exterior. Com o ferro de soldar retire 0,5cm do dielétrico e dobre o condutor exterior até tocar o núcleo e estanhe. Solde as pontas de fio de 10cm.
Faça um aro com os 275cm.

Prenda as pontas com um tubo plástico (eu usei tubo verde de gás) ou cantoneira em plástico ou acrílico onde, préviamente faz dois furos para passar as pontas de fio que hão-de ligar ao condensador-variável.

Melhor que a descrição é a imagem.


Outra opção é cantoneira em plástico ou acrilico... ou outra.





Molde o aro com a peça de 56cm, descarne o cabo e deixe as pontas (vivo e malha) separadas. Faça as ligações (crave ou solde terminais) à ficha, como indicado.



Condensador-variável (CV)
Para conseguir um bom desempenho é determinante o valor do CV. Neste projeto utilizei, propositadamente 350uF para as bandas desejadas (17m aos 80m). Lembre-se de que quantos mais bandas pretender usar maior o compromisso com quebras de eficiência. Há ofertas dos 10 aos 160m... mas eu não quero!
Tente arranjar um desmultiplicador para o condensador. A afinação é muito fina.
A largura de banda utilizável é de cerca de 5khz o que, longe de ser um inconveniente, constitui uma grande vantagem pela rejeição comunicações em frequências adjacentes (fácilmente passa de S9 a S0).


Montagem
Simplesmente numa vara/tubo de 2m/2,5m de altura (tem de chegar ao condensador para ajustar/a não ser que monte um motor de passo para o controlar à distância).
Eu usei 3 lanços mais largos de uma cana de fibra de vidro que me permite encolher para transporte e passar o cabo por dentro.



Resultados do teste:
O ajuste inicial é feito pela distância entre o aro pequeno e o grande.
Fixe os aros com serrilha.
O condensador-variável poderá ser arrumado em caixa de montagem plástico.

Ontem foi dia de testes de receção:


Para quem quiser saber mais, sobre a Loop Magnética há muita literatura na Internet (uns que estudaram e partilham conhecimentos e outros... a mandar bitaites...).

Se quiser saber mais, recomendo este artigo de 113 páginas, sobre o assunto, escrito pelo colega Frank Dorenberg-N4SPP <https://www.nonstopsystems.com/radio/frank_radio_antenna_magloop.htm>

Relembramos que esta antena, em emissão, gera tensões elevadas pelo que não deve ser tocada.

E boas comunicações!

4 comentários:

  1. Olá José,
    Eu me chamo Fernando J. Pompeo indicativo PU2PLL DMR ID:7242919, moro na cidade de Araraquara, SP, Brasil. Estava procurando na internet artigos sobre a antena loop magnética e tive a felicidade de achar seu sítio. Muita mas muita informação mesmo sobre antenas porém agradeceria se me indicasse onde eu acho um arquivo em formato DWG ou DXF com as figuras de um capacitor borboleta, eu mandei cortar algumas lâminas de alumínio mas o colega me pediu o desenho em formato DWG ou DXF pois sua máquina de corte à laser só trabalha com estes formatos.
    Você está de parabéns pelo conteúdo do seu sítio.
    73 de PU2PLL DMR ID:7242919 - fjpompeo@bol.com.br - Fernando

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Fernando pelo seu apreço e generosidade.
    Sobre os formatos de CAD eu respondi por email.
    Abraço.
    Machado

    ResponderEliminar

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!