.

.

Aquí, se relatan algunos de los experimentos de CT1BAT que lo poco que sabe recibió de otros y cuyo valor radica en la capacidad de mejorarlo y compartirlo. *** Ici, certaines des expériences de CT1BAT sont rapportées que le peu qu'il sait a reçu des autres et dont la valeur réside dans la capacité à l'améliorer et à le partager. *** Here, some of the CT1BAT experiments are reported that the little he knows received from others and whose value lies in the ability to improve and share it.

my QSL card

my QSL card

.


Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Todos os projetos, aqui descritos, foram testados por CT1BAT conforme se mostra.

CONVERSANDO sobre UNUNs e BALUNs

                               

Há muita linha escrita sobre transformadores de impedância, geralmente conhecidos como BALUNs que, conforme como antenas, são chamadas de BALUN: BAL (antena balanceada ex. Loop) > UN (desbalanceado, do RTX) ou UNUN: UN ( no caso de antena desbalanceada, ex. EndFed)>UN.

É esta a diferença... para amador entender!

Depois há escritos para todos os gostos...

Os que sabem muito disto (os PRO) e que escrevem páginas de fórmulas que levam os “amadores” a desistirem antes do fim da primeira (mas, fica a ideia de que o OM sabe muito disto!).

Os que têm jeito para fazer “coisas bonitas”, que publicam e a gente gosta muito... só que, ainda, não tiveram tempo de experimentar...

E os que tornam isto simples, para "amadores”. Abençoados!

 Vem isto a propósito de uma publicação, num site de Antenas, de uma peça (bonita) construída por um colega italiano que mereceu vários comentários, dos mais singelos aos mais  elaborados . Uns aplaudiram, outros acharam bem e outros, ainda, contaram voltas a menos e torcidas a mais!

Só que o colega não disse qual era a antena, o uso pretendido ou qual a impedância a transformar. Nem disse se serviam 40, 50, 60 ou 70 Ohms! Nem com que bandas queria trabalhar.

Se pretender apenas 1 banda não precisa otimizar e tem melhores resultados. Se, por exemplo, quer usar uma antena dos 6M aos 80M vai ter que aceitar o “compromisso”, de algumas bandas para obter resultados aceitáveis ​​nas restantes.

De acordo com a teoria, há um número exato de voltas para uma dada impedância e frequência. Como é óbvio, variando a frequência/banda, o valor altera.

 Há um excelente artigo, do nosso colega Basu - VU2NSB sobre o ajuste das antenas EFHW que bem explica https://vu2nsb.com/antenna/wire-antennas/multiband-efhw-antenna/ o que acabo de afirmar.

 Experimentando:

Fomos à bancada fazer o teste!

Primeiro construi o transformador com as voltas “certas”  como é, normalmente, apresentado o UnUn de 49:1: 2 voltas torcidas no primário e 7+7 voltas no secundário, Usei uma carga de 3K3 Ohm a simular uma antena EFHW e medi:

(clique para ampliar)

Resultado: ROE/SWR entre 1.1.1 e 1.1.6 dos 80M aos 6M!

Claro que há outros parâmetros a ter em conta mas, por simplicidade, cingimo-nos ao ROE. 

2º ensaio: voltei ao UnUn e, mantendo a carga de 3.300 Ohms,  retirei 2 voltas ao secundário (caso do UnUn do colega italiano):

(clique para ampliar)


Resultado: o ROE “detiorou-se”, progressivamente, para cima e para baixo da frequência central.

Conclusão: provavelmente, o UnUn do colega estava de acordo com o seu objetivo que seria trabalhar os 20M nas melhores possíveis.

Não querendo usar uma antena nas outras bandas terá, sempre, de intercalar um transformador de impedância para transformar os 3.300 Ohm para o seu sistema de 50 Ohm.

 Quero, com isto, dizer que um UnUn ou BalUn “bem feito” não é uma obra com "x" voltas exatas, numa caixa impressa bonita e com um rótulo: é uma necessidade de cada caso. Funcionando   fazendo, medindo e desfazendo para voltar a fazer... experimentando é, afinal, o prazer de um radioamador!

E devo acrescentar: desde que devem estudar, construir e testar os meus transformadores (BalUn / UnUn) bem embalados! Por isso, deixo um conselho: se não se sentir à vontade para colocar as mãos na massa e decidir comprar, que seja de fábrica e, no mínimo, testem-no.

 73 e divirtam-se (a construir os seus próprios transformadores/se precisarem peçam ajuda).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!