.

.

Aquí, se relatan algunos de los experimentos de CT1BAT que lo poco que sabe recibió de otros y cuyo valor radica en la capacidad de mejorarlo y compartirlo. *** Ici, certaines des expériences de CT1BAT sont rapportées que le peu qu'il sait a reçu des autres et dont la valeur réside dans la capacité à l'améliorer et à le partager. *** Here, some of the CT1BAT experiments are reported that the little he knows received from others and whose value lies in the ability to improve and share it.

my QSL card

my QSL card

.


Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Todos os projetos, aqui descritos, foram testados por CT1BAT conforme se mostra.

Também se viaja através do RÁDIO ou as coisas que a gente aprende por via do RÁDIO!

 Também se viaja através do RÁDIO ou

as coisas que a gente aprende por via do RÁDIO!

Há uns tempos atrás fui notificado que a baliza WSPR “CT1BAT” tinha sido escutada na Eureka, uma estação meteorológica perto (+-) do Polo Norte, onde se encontra sedeado  o clube/associação, mais a norte do planeta, o VY0ARC-Eureka Amateur Radio Club (da qual tenho o gosto de ser associado!)


 


Acima do Alaska ou da Gronelândia, territórios mais próximos do POLO NORTE é um imenso oceano gelado!


O território, mais a Norte, é a ilha de Ellesmere (Canadá) em cuja ponta noroeste fica a base de Alert (bola branca no mapa), a zona habitada mais próxima do Polo, onde está localizada uma base das forças militares canadianas, que dista 817 Kms do Polo Norte.

 




Os residentes são temporários por força do clima, bastante agreste que, de Novembro a Abril, chega aos -50ºC. Durante o Verão, raramente ultrapassa os 5ºC.

É nesta ilha de 196.000 Km2,( tamanho da Grã Bretanha) que se localiza a estação meteorológica Eureka (a 480 Kms a Oeste) e as comunidades de Grise Fiord (800Kms a SO) e a de Siorapaluk (540 Kms a Sul) só possíveis de aceder por avião a hélice.

 

Diáriamente, a baliza WSPR “CT1BAT” é escutada no outro extremo, a ANTÁRTIDA no extremo sul, por uma única estação receptora, a DP0GVN a 12.357Kms, instalada na estação meteorológica alemã Neumayer III.

 


Após manutenção e reorientação da antena do WSPR, ontem, fui surpreendido por uma notificação de uma estação, HB9HST, a 14.649 Kms na... Antártida (4.000 Kms a sul da Austrália)!


 Questionei-me: - o que fará o Steve num continente gelado?!?

Investiguei e descobri (o radioamadorismo é feito de investigação!) que o receptor WSPR está numa estação de pesquisa australiana (a 3.880 Kms de Perth e a 8 horas de distância, sendo  4 horas de avião mais 4 horas de autocarro em pista de gelo!).



A Antártida é o quinto maior continente do mundo, com uma área de cerca de 14 milhões de km². É dominado por um planalto de gelo e possui complexas características geográficas, como montanhas, vales e lagos subglaciais, por baixo da camada de gelo.

É aqui que se registam as mais baixas temperaturas do planeta, atingindo os -89ºC e os ventos ultrapassam os 200 kms/h.

É, porém, o maior reservatório de água doce do planeta! (estima-se que, se todo o gelo da Antártida derrete-se, o nível das águas em todo o planeta subiria 60 Metros!).

O continente não pertence a nenhum país, sendo um território administrado pelo Tratado da Antártida, um acordo internacional que estabelece o continente como uma área de pesquisa científica pacífica.

 É, por isso, que (pesquisando, descobrimos!) que na Antártida estão 80 instalações de pesquisa utilizadas por 30 países de todo o mundo!


Imagens de algumas estações:







Se tiver curiosidade, há alguns Webcam online, p. ex:

https://www.antarctica.gov.au/antarctic-operations/webcams/

Exemplo:



Radioamadorismo não é só “carregar no PTT”... tem muito mais e... divertido!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!