.

.

my QSL card

my QSL card

The newest VHF+UHF tower!

Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Longwire / End Fed antenas

Muito tem sido escrito, por quem sabe, acerca do fio longo (Longwire) e das chamadas End Fed (alimentadas no final). Sendo, aparentemente, iguais distingue-as o facto da Longwire ter, por definição um comprimento de onda longo e a End Fed um comprimento inferir e, mais ou menos, aleatório.
Em comum: dois fios alimentados num extremo com um sintonizador ou um transformador de impedância de 9:1. Acontece, porém, que que a "bendita" impedância varia, entre os 450 Ohm e uns poucos milhares em função da frequência/comprimentos de onda.
Daí que ajustar um fio (mais ou menos) longo, com um transformador estático (9:1 ou 450:50 Ohm) principalmente se quisermos ir para o campo e levar o mínimo possível (1 bateria+1 rádio+1 fio e nada de sintonizadores ou daquelas coisas que já se compram feitas e prontas a usar!)

A questão que mais frequentemente tenho ouvido: - qual o comprimento de fio para fazer as bandas todas, sem estacionárias? A resposta só pode ser: - nenhum! É sempre uma situação de compromisso, quando se pretende usar a mesma antena para 2 bandas diferentes. Mesmo para uma só banda, a altura, a configuração, a proximidade da terra ou de outros obstáculos, alteram a capacidade da antena de irradiar toda a energia que lhe é enviada (exceção feita para o "Éter" mas, que se saiba, ainda ninguém lá foi testar nenhuma antena!)

Para não maçar mais, aqui têm o objetivo deste escrito:
Imprima esta tabela trabalhada por VK6YSF (um dia vai fazer-lhe falta!)
O comprimento de fio necessário (aproximado) para que ressoe numa ou mais bandas.
Segue-se o "ajuste fino" , de preferência, com a ajuda de um analizador de antena e, para remate final é suficiente um sintonizador de 10€, vindo do Oriente que, em QRP, funciona muito bem.

 E, como o autor destas linhas não é teórico (há muitos!) não recomenda nada que não tenha experimentado, aqui fica a imagem como prova:
Antena: 20,70m de fio 0,10mm, um UnUn magnético com toroide 37-43, 1,5m de coaxial RG174. Peso: 60 gr.
Não esqueçam que usando UnUn precisa de um contrapeso.
Divirta-se!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!