.

.

Aquí, se relatan algunos de los experimentos de CT1BAT que lo poco que sabe recibió de otros y cuyo valor radica en la capacidad de mejorarlo y compartirlo. *** Ici, certaines des expériences de CT1BAT sont rapportées que le peu qu'il sait a reçu des autres et dont la valeur réside dans la capacité à l'améliorer et à le partager. *** Here, some of the CT1BAT experiments are reported that the little he knows received from others and whose value lies in the ability to improve and share it.

my QSL card

my QSL card

Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Todos os projetos, aqui descritos, foram testados por CT1BAT conforme se mostra.

Longwire / End Fed antenas

Muito tem sido escrito, por quem sabe, acerca do fio longo (Longwire) e das chamadas End Fed (alimentadas no final). Sendo, aparentemente, iguais distingue-as o facto da Longwire ter, por definição um comprimento de onda longo e a End Fed um comprimento inferir e, mais ou menos, aleatório.
Em comum: dois fios alimentados num extremo com um sintonizador ou um transformador de impedância de 9:1. Acontece, porém, que que a "bendita" impedância varia, entre os 450 Ohm e uns poucos milhares em função da frequência/comprimentos de onda.
Daí que ajustar um fio (mais ou menos) longo, com um transformador estático (9:1 ou 450:50 Ohm) principalmente se quisermos ir para o campo e levar o mínimo possível (1 bateria+1 rádio+1 fio e nada de sintonizadores ou daquelas coisas que já se compram feitas e prontas a usar!)

A questão que mais frequentemente tenho ouvido: - qual o comprimento de fio para fazer as bandas todas, sem estacionárias? A resposta só pode ser: - nenhum! É sempre uma situação de compromisso, quando se pretende usar a mesma antena para 2 bandas diferentes. Mesmo para uma só banda, a altura, a configuração, a proximidade da terra ou de outros obstáculos, alteram a capacidade da antena de irradiar toda a energia que lhe é enviada (exceção feita para o "Éter" mas, que se saiba, ainda ninguém lá foi testar nenhuma antena!)

Para não maçar mais, aqui têm o objetivo deste escrito:
Imprima esta tabela trabalhada por VK6YSF (um dia vai fazer-lhe falta!)
O comprimento de fio necessário (aproximado) para que ressoe numa ou mais bandas.
Segue-se o "ajuste fino" , de preferência, com a ajuda de um analizador de antena e, para remate final é suficiente um sintonizador de 10€, vindo do Oriente que, em QRP, funciona muito bem.

 E, como o autor destas linhas não é teórico (há muitos!) não recomenda nada que não tenha experimentado, aqui fica a imagem como prova:
Antena: 20,70m de fio 0,10mm, um UnUn magnético com toroide 37-43, 1,5m de coaxial RG174. Peso: 60 gr.
Não esqueçam que usando UnUn precisa de um contrapeso.
Divirta-se!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!