.

.

Aquí, se relatan algunos de los experimentos de CT1BAT que lo poco que sabe recibió de otros y cuyo valor radica en la capacidad de mejorarlo y compartirlo. *** Ici, certaines des expériences de CT1BAT sont rapportées que le peu qu'il sait a reçu des autres et dont la valeur réside dans la capacité à l'améliorer et à le partager. *** Here, some of the CT1BAT experiments are reported that the little he knows received from others and whose value lies in the ability to improve and share it.

my QSL card

my QSL card

.


Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Todos os projetos, aqui descritos, foram testados por CT1BAT conforme se mostra.

DIA do RADIOAMADOR

Aos meus amigos radioamadores, no nosso dia, desejo as maiores felicidades pessoais e muitos contatos e sucesso nesta atividade fantástica que é o Radioamadorismo!

Aqui fica a minha “prenda” para os colegas radioamadores

 


Uma antena portátil (62cm de diâmetro) construida com 3,90M de tubo de cobre, 1 condensador variável de 350pF (o que havia à mão, dado pelo saudoso amigo CT1IJ, porém recomendo 500pF), 1 condensador de 150pF para a sintonia fina e um bloco de madeira pesada (p.ex. sucupira) para o suporte de mesa (para levar para o monte deve usar uma caixa).

Funciona com eficiência (com ROE abaixo de 1.5 nas bandas de 80M, 40M, 15M, 17M e 20M) sem sintonizador de antena/antenna Tuner que, como sabem, aqui não se usa!

Claro que os resultados não são os de uma antena de meia-onda (-10dB) mas, como podem ver, serve bem! Veja o vídeo


https://drive.google.com/file/d/1hjqzv0ovMr3lKR22t-UA-K_m1x5sO0SW/view?usp=sharing

 Vantagens: custa pouco (fazendo), pesa pouco e mete-se na mala do carro ou carrega-se às costas monte acima! 

Dependendo dos condensadores pode suportar 50W contudo, dada a natureza da antena recomendo não ir além dos 10W devido à carga gerada (a um radioamador não será preciso dizer que NUNCA se coloca a mão numa antena em carga).

Esta antena, cujo custo não vai além de umas poucas dezenas de euros (custo dos condensadores e de 4M de tubo de cobre) é fácil de construir, porém está no mercado, com a designação de MLA-M (Magnetic Loop Antenna-Multiband) por 600/700€!

Mãos à obra e divirtam-se! Feliz dia do Radioamador!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!