.

.
Aqui se contam algumas experiências de CT1BAT que o pouco que sabe recebeu de outros e cuja valia reside na capacidade de o melhorar e legar

my QSL card

my QSL card

(todas de construção caseira! All homebrew)

The newest VHF+UHF tower!

Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)
My work conditions:

RX: Scaner UNIDEN UBC360CLT

TX/RX

HF:

Sommerkamp FT DX 505

YAESU FT 450AT

iLER40, 40 mts QRP

X1M, 5 bands QRP

VHF+UHF:

YAESU FT 7800

YAESU FT 290 R

YAESU FT60E

UV-3R



ANTENAS:

for HF:

Diamond CP6 all band + 50 MHz

Antennas Home Made:

Dipol w traps (type 2BDQ) for 80/40/20 mts

Dipol full size 80 mts

Hard dipol for 20 mts

Hard dipol for 40 mts

Long Wire w. 1:9 balun

Tak Tena for 40 mts

LOOP 80 mts

Vertical Loop Quad 6-20 mts

Morgain 160/80 by IM0JZJ




for VHF+UHF:

Diamond X30

Home made:

- J Pole

- Slim Jim by G2BCX

- Slim Jim by DU1ANV

- Moxon

- Vertical 5/8

- Direct 3 elements

- Direct 9 elements

- Direct 7 elements for UHF ( for SAT + hunting)

and many other antennas, all homebrew.


on telescopic antenna mast made by CT1BAT

You can see my video here: http://www.youtube.com/watch?v=stWFY9FcQbY

Projetos:

Loop em Quadrado vertical / futura Quadra Cúbica

Devido à sua configuração ouve-se, por vezes, chamar a esta antena LOOP uma Quadra-Cúbica!
Na verdade é uma Loop montada na vertical mas, com outro elemento igual (apenas de dimensões 5% maiores) passa a chamar-se Quadra-Cúbica!
As dimensões/cálculo é igual 306,324/freq.
Uma Quadra-Cúbica é, então, uma antena Loop com dois ou mais elementos.
Sendo uma antena de onda completa, é bidirecional e tem um ganho razoável, muito apreciada por radioamadores de todo o mundo e, por tal, apelidada de "rainha das antenas".

Apresentada que está, vamos ao trabalho do fim-de-semana: construir uma Loop, que trabalhe dos 10 aos 20 metros à qual, no futuro, poderá ser adicionado um elemento reflector, (passando a chamar-se Quadra Cúbica) como sempre, por um preço acessível.
Precisamos, então de:
- 4 braços de quatro metros cada. Fomos à Decathlon e comprámos 4 canas de fibra de vidro de 6 metros, por 13€ cada;
- 22 metros de fio. Decapámos fio electrico de 1,5mm;
- 1 base para suporte da cruzeta, minimamente resistente (acrílico, aluminio ou outro);
- 1m de cantoneira de aluminio;
- 1 balun/transformador de impedância com a relação de 4:1 (mais à frente, explicaremos porquê um balun e os pormenores da sua construção).
Valorizamos:
- o baixo custo dos materiais;
- a simplicidade da construção;
- a leveza;
- a reduzida exposição aos ventos e
- a resistência da construção.
Fomos às compras e gastámos (nas canas, fio, cantoneira e toroide) cerca de 60 Euros!
Melhor que qualquer descrição, fotografámos a construção em pormenor.

 



As canas de fibra de vidro não exercem grande força sobre a cruzeta pelo que achámos suficiente a sua amarração com cintas plásticas de modo, até, a não exercerem demasiada pressão sobre as ditas.
Cálculos para 14,100 MHz:
- comprimento total do fio: 21,72m (usámos 22m para afinação e terminais);
- cada lado usa 5,43m;
- fixámos a argola (por onde passa o fio) a 3,84m;
- altura, do centro ao lado, 2,85m.
- a separação entre os terminais, onde liga o transformador, não é crítica.
Cana: os dois últimos lanços (mais finos) das canas foram eliminados devido à baixa resistência (ficámos com os 4m). Depois de esticada a cana passámos uma fita/cola na união dos elementos/tramos a fim de evitar que recuem com a tensão do fio.




Construção (sequência); depois de colocada a cantoneira e o mastro, amarrámos as canas, esticámos e fixámos os tramos, fixámos as argolas e passámos o fio procedendo, de seguida, ao seu ajuste/tensão e amarração. Certifique-se que os lados ficam iguais e passe uma cinta nos cantos para que não se desloquem e deformem a antena.





Balun/transformador de impedância: construimos um balun de 4:1, calculado para os 14,100 (frequência mais baixa da banda mais baixa).
Gastámos 5 Euros num toroide 140-43 e numa PL de painel. Enrolámos 13 voltas de cabo duplo, ajustámos com a ajuda do MFJ269 e obtivémos menos de 1.1.5 nos 6m, 10m, 12m, 15m, 17m e 20m. Este balun suporta, perfeitamente, até 200Watts PEP com uma ROE<1 .1.5.="" p="">



Se pretende usar maiores potências terá de optar por uma construção compatível.
Procure na Web (não copie, pode dar mau resultado; faça as contas e compare) e/ou informe-se com quem sabe.
Tem aqui http://digoreis.net/temp/Apostilas/toroidais.pdf uma parte importante do que precisa saber.



Instalação: devidos às características da antena a altura não é crítica desde que relativamente afastada de obstáculos.
Aconselha-se a medição e afinação da antena com o cabo que vai usar (as caracteristicas do cabo têm influência) e com a ligação à terra estabelecida.

E aqui está. 
Loop de CT1BAT
Bonita, não acham? E eficiente!
Colocou a minha vertical e o meu dipolo rigido a um canto, hi hi!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!