.

.

Aquí, se relatan algunos de los experimentos de CT1BAT que lo poco que sabe recibió de otros y cuyo valor radica en la capacidad de mejorarlo y compartirlo. *** Ici, certaines des expériences de CT1BAT sont rapportées que le peu qu'il sait a reçu des autres et dont la valeur réside dans la capacité à l'améliorer et à le partager. *** Here, some of the CT1BAT experiments are reported that the little he knows received from others and whose value lies in the ability to improve and share it.

my QSL card

my QSL card

Loop Quad

Loop Quad
a minha nova antena para os 20m e Qrg superiores

Quadra Cúbica 50MHz

Quadra Cúbica 50MHz
(o meu canhãozinho!)

Ver video...

(todas de construção caseira! All homebrew)

Todos os projetos, aqui descritos, foram testados por CT1BAT conforme se mostra.

BalUn 6:1 para antena OCFD

A antena OCFD (Off-Center Fed Dipole) também conhecida comercialmente por Windom, Fritzel, Carolina, Buxcomm, BuckMaster, D...8010, CL-OCFD, ... é tudo o mesmo: dipolo alimentado fora do centro (OCF – OFF CENTER FED) por isso preferi chamar-lhe, em português: antena alimentada a um terço
Sobre esta antena, desde 1929, já muita gente (de valor!) escreveu.
Buck Rogers, K4ABT, radioamador desde 1940, é da mesma opinião que a antena dipolo OCF “ É a melhor do mundo!”.

Diz a história que a antena/dipolo OCF é, talvez, uma das mais estudadas/experimentadas em todo o mundo, a avaliar pelos escritos que existem a seu respeito. 
Alguns colegas me têm referido que, na Web, encontram muitos estudos sobre BalUn de 64:1, 9:1, 4:1 ou de 1:1 mas, de 6:1, pouco ou nada.
Numa busca breve, confirmei uma ou duas referências à construção de transformadores de 6:1 mas cujos projetos o meu medidor "rejeitou".
Optei por pegar na calculadora, fazer contas, construir, testar e ajustar. 
Assim, aqui deixo as indicações ara construção do BalUn 6:1, para 200Watt (à vontade) devidamente testado e afinado/equilibrado para trabalhar de 1MHz a 30MHz, sem necessidade de qualquer sintonizador, com valores de SWR abaixo de 1.1.5 à exceção dos 10M (mesmo com 1.1.7 a perda é de cerca de 6% da potência irradiada).
Aqui fica o esquema:
Material:
1 toroide ferrite FT140-43 e
2 pedaços de fio de cobre 1,5mm encapado (60cm e 70cm do vulgar fio de instalação elétrica)
e os adereços normais (caixa, SO239 e ligadores do dipolo)
Custo: <€10
e a foto:

Se acertar com a impedância, de 300 Ohm, no dipolo é só ligar o BalUn e,,, está ótima!

Se não, vai ter que variar o ponto de ataque (onde se liga o BalUn aos braços do dipolo), diminuindo ou aumentando o braço pequeno e, por consequência e inversamente, aumentando ou diminuindo o braço maior “desviamos” (embora sem linearidade proporcional) as frequências de ressonância.

Sabemos que o ponto de ataque, a secção e natureza do fio, o cabo de alimentação, a altura, o ângulo entre os braços do dipolo e as condições da instalação fazem variar a impedância e a frequência das harmónicas.
Por isso eu digo que “... os resultados serão sempre diferentes de um para outro colega” .


É isto (construção e experimentação) que dá muito gozo ao radioamador, hi, hi!

Mãos à obra!
NB: Insertion Lost aproximada: 0,03dB

2 comentários:

  1. Testei agora esse balun,o melhor de todos! Obrigado e parabéns pela dica,funciona muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns para você tb Eugenio, você se aplicou! Experimente outros que vai ter sucesso, todas as minhas publicações são estudadas/experimentadas e funcionam. Abraço

    ResponderEliminar

Deixe aqui a sua opinião. Obrigado!